Olá!
Sabemos que quase todo mundo gosta de filmes, é só ver
como o número de pessoas que se consideram cinéfilas está crescendo, mas também
sabemos que pode ser difícil para muitos entender alguns termos usados em
sites, revistas e outras mídias especializadas. Pensando nisso, nós do
Cinemize-se criamos a seção Encine-se onde vamos falar sobre termos e
expressões que são ditas por aí, explicar sobre tipos de fotografia, gêneros e
tudo o mais. Tentaremos fazer de maneira simples, uma vez que queremos que cada
vez mais pessoas se interessem pelo maravilhoso mundo criado por Lumière.
Sem mais delongas, o primeiro tema é:
ROTEIRO
No mundo cinematográfico, roteiro ou se você preferir
script, é, basicamente, uma guia pela qual a história do filme se desenrolará. É
o filme escrito. Pode ser simples, dizendo apenas qual será a sequência das
cenas e das falas, ou pode ser complexo, especificando onde a câmera deverá ser
posicionada, qual tipo de iluminação necessária
e em alguns casos até mesmo cada detalhe da performance dos atores,
apesar desta última situação ter caído um pouco em desuso em favor de uma
atuação mais autêntica e fluída por parte dos artistas.
O roteiro deve ser fácil de ler, pois, ao se fazer um
filme, várias pessoas terão uma cópia desse escrito e precisarão saber quando
suas participações começam e terminam. Veja o que diz o Fernando Bonassi,
co-roteirista de filmes como Cazuza- O Tempo Não Para e Carandiru:
É uma peça literária
na qual o autor só tem um recurso: a descrição. E ela precisa ser compreendida
por toda a equipe de produção. Pra todo mundo entender, não pode haver
metáforas. Portanto, o bom roteirista não é necessariamente um bom escritor,
mas aquele que sabe traduzir, com racionalidade e clareza, o seu pensamento
visual.
A forma mais comum de se confeccionar roteiros no
cinema é diferenciando a formatação de cada parte. O título do filme fica em
negrito à esquerda; a descrição da ação é alinhada a esquerda também mas sem
negrito; a fala de cada personagem fica centralizada e em itálico e assim por
diante.
Dessa maneira, cada um só precisa ler a sua parte e os erros são minimizados. Mas esse detalhamento tem um “preço”.
Roteiros são grand(inho)es. Cada página do script corresponde a apenas um minuto de filme em média. Haja árvore para a trilogia de Senhor dos Anéis.
Dessa maneira, cada um só precisa ler a sua parte e os erros são minimizados. Mas esse detalhamento tem um “preço”.
Roteiros são grand(inho)es. Cada página do script corresponde a apenas um minuto de filme em média. Haja árvore para a trilogia de Senhor dos Anéis.
Bom, esse é o básico para saber um pouco mais sobre o
tão importante roteiro. Preste atenção porque ele é uma das principais bases de
um bom filme. É fácil ver um filme mediano com um ótimo roteiro, mas é
praticamente impossível ver um filme bom de verdade com um roteiro meia boca J.
Quem quiser ir mas a fundo no estudo de scripts pode
buscar os ótimos livros O Manual do Roteiro, de Syd Field e Por Dentro do
Roteiro de Tom Stempel.
Esse primeiro Encine-se fica por aqui. Tchau!
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